top of page

Seleção Brasileira: CBF oficializa a contratação de Ancelotti como novo técnico

  • Foto do escritor: Pedro Teles Marin
    Pedro Teles Marin
  • 12 de mai. de 2025
  • 3 min de leitura

O italiano Carlo Ancelotti será o novo técnico da Seleção Brasileira depois de um longo período de negociações e impasses, tendo sido contratado em maio deste ano (2025) para assumir o cargo.


Imagem de Carlo Ancelotti
Foto: Futebol Bahiano

Pela primeira vez em sessenta anos, a Seleção Brasileira voltará a ser treinada por um técnico estrangeiro. O último professor foi Filpo Núñez, um argentino, que treinou a equipe por apenas um jogo em 1965. Os outros técnicos foram Ramón Platero - Uruguai (tendo comandado a seleção de 6 a 25 de dezembro de 1925) e Jorge Gomes de Lima, conhecido também como Joreca - Portugal (tendo sido o treinador da equipe de 14 a 18 de maio de 1944). A partir de 26 de maio de 2025, é a vez de Carlo Ancelotti assumir o posto e mostrar ao que veio! Seu contrato está firmado e o italiano começa seu trabalho no dia 26/05/2025, tendo seu término após o final da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá. Ancelotti CBF Seleção Futebol


Ancelotti agora tem uma missão, a de recuperar a glória e honra da Seleção Brasileira, trazendo o hexa para o "País do Futebol". A CBF buscava contato com o técnico lá em 2023 -que por sinal tem um grande arsenal de conhecimento tático e técnico tendo treinado clubes de elite como AC Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Real Madrid- por conta do professor ser contratado do Real Madrid, a comunicação foi adiada. No ano passado (2024) após a Copa América, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retomou as negociações para trazer o italiano ao Brasil, mas devido a tenacidade do Real Madrid (que queria o italiano até o fim da temporada) e também ao interesse de outros clubes europeus objetivados a contratá-lo, o que fez com que o desafio da contratação ficasse ainda maior.


Começando sua trajetória profissional no Parma aos dezessete anos (1976) saindo em 1979 transferindo-se para o Roma, onde ganhou seu primeiro título em 1980 na "Coppa Italia", e os seguintes em 1981, 1984 e 1986. Em 1987 foi contratado pelo Milan, onde fez uma carreira formidável rendendo-lhe cinco títulos. Carlo Ancelotti atuava como volante e se aposentou jogando pelo Milan em 1992. Seu último jogo foi um amistoso contra a Seleção Brasileira, o placar foi de 1 x 0 para o Brasil.


O italiano conquistou cinco títulos na UEFA Champions League, se tornando o treinador mais bem sucedido da liga. Também é conhecido por sua adaptabilidade no modo tático das seleções, além de sua postura calma e equilibrada em campo, o que faz com que os jogadores tenham confiança em si mesmos e deem o seu melhor. Tudo isso está incluso no que se esperar do comando de Ancelotti, tendo em vista seus conhecimentos táticos e como fazer com que a Seleção realmente represente o Brasil, trazendo o Hexa desta vez.


Sabendo que Carlo Ancelotti se adapta bem ao estilo dos jogadores e suas maneiras de atuação, creio que não haverá uma dificuldade em unir o útil ao agradável, de forma que usando as técnicas que eles já têm e os conhecimentos táticos do Italiano, há a fórmula do sucesso. Por mais que a Seleção Brasileira tenha um estilo ofensivo, isso não será um problema, já que o novo técnico não é rígido a apenas uma maneira de se jogar futebol, sendo flexível. Além de o estilo brasileiro ser bem criativo, o que facilitará no emprego das técnicas e táticas de Ancelotti. Acredito que esta foi uma bela escolha da CBF e que trará inúmeras conquistas ao "País do Futebol".





Comentários


Não perca as novidades da Critic & Culture!
Assine nossa newsletter gratuitamente.

Obrigado!

© 2025 - Critic & Culture | Todos os direitos reservados

  • Instagram
bottom of page