Muito além de meditação, práticas mindfulness
- Pedro Teles Marin

- 7 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2025
Descubra como a atenção plena está em tarefas simples, melhora a saúde mental e ajuda a viver o presente.

O mindfulness ou atenção plena é a prática que consiste em prestar atenção no momento presente. Ao contrário do que muitos pensam, não é sobre estar em um estado "zen" de caráter inalterado e intocável. Muito pelo contrário! Essa prática necessita de uma visão externa acerca de uma situação, visão esta sem julgamentos, preconceitos e com gentileza. Prestar atenção no presente, nos sentimentos, ações e no próximo passo que você dá!
O exercício mais conhecido é a meditação, mas não se resume à apenas isto. Essa atenção plena pode ser usufruída e exercitada em várias ações ao decorrer da vida. O mindfulness torna o ordinário em extraordinário, logo, há um conteúdo de consciência aplicado à alguma situação e aos momentos em que se está inserido.
A natação, o Yoga, a jardinagem, o artesanato são algumas práticas mais conhecidas, depois da meditação. Mas o exercício de ampliação de consciência está nas pequenas coisas também! Uma alimentação consciente, uma caminhada também consciente, tarefas de casa como lavar louça e arrumar a cama, também se qualificam nessa prática.
Quando é mencionado o "consciente" tenha em mãos o contexto, que se aplica em prestar atenção no que está fazendo. Ou seja, ao invés de se perder em pensamentos foque na sua ação presente. De modo que ao caminhar, observe seus passos, para onde vai, analise o que está em volta. Desse modo, a ampliação de consciência é tida como real e de apoio e não como algo irreal e impossível de se alcançar.
Os benefícios são comprovados cientificamente e não se resumem à calma momentânea. Um estudo realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein demonstrou que a prática reduz em até 30% os sintomas da ansiedade, sendo um complemento à atividade convencional. Além de reduzir os sintomas da ansiedade, o mindfulness reduz o estresse, aumenta a concentração e ajuda no autoconhecimento.
Para começar não tenha pressa! Comece aos poucos, pode começar meditando por uns cinco minutos por dia, praticando um esporte que te faça bem, focando nas atividades corriqueiras e sempre focalizando em suas ações e sobretudo em seus sentimentos. Meditações guiadas são uma boa opção de início, além de te instruírem em primeira instância, podem te acolher de certo modo. Seja gentil consigo mesmo, ninguém te conhece melhor do que você!
_edited.png)




Comentários