top of page

Inteligência Artificial: Ferramenta tecnológica impacta o cenário artístico

  • Foto do escritor: Pedro Teles Marin
    Pedro Teles Marin
  • 30 de mai. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2025

Com o avanço da tecnologia, sobretudo da Inteligência Artificial, o "mundo das artes" é impactado positivamente ou negativamente criando a seguinte questão: Auxílio ou ameaça?, "Pode ser oportunidade para o aprimoramento da produção artística e claro, uma ameaça quanto ao uso antiético." - diz artista.



Inteligência artificial na arte
Foto gerada por IA - Copilot

A cada ano que passa, a tecnologia vem sofrendo alterações e com isso, novas ferramentas são criadas. A Inteligência Artificial com a promessa de facilitar tarefas ou até mesmo se portar como um assistente, vem tomando grande proporção e está cada vez mais presente na vida das pessoas. No ambiente artístico, isso não é diferente, gerando uma questão acerca do afloramento da criatividade, autoria e claro o impacto desta ferramenta no mercado da arte, destacando a principal questão: A arte gerada por IA é realmente arte?


O uso da IA (inteligência artificial) em diversos meios é um aliado das pessoas, mas e no quesito da arte, é realmente aliado ou já é visto como uma ameaça à criatividade e aos artistas? É de fato um comodismo pedir informações e para que a ferramenta crie imagens, artes, entre outros, o que diz muito a respeito do tempo do usuário. Com a criação da Internet e posteriormente a criação da IA e seu uso recorrente, tornou-se um caminho para a democratização da arte e de acesso aos seus artistas. Alguns artistas usam da Inteligência Artificial como recurso criativo, dentre eles se destacam Charlie Engman e Genesson Honorato, o que caminha o debate para um viés de auxílio de artistas, reforçando sua criatividade e transcendendo seus pensamentos.


Plataformas como MidJourney, DALL-E 2, Jasper Art e Fotor são as mais usadas para esta finalidade. Uma outra finalidade para este tipo de ferramenta é a restauração de obras antigas e originais, com uma perspectiva cautelosa e precisa, além de que pessoas sem habilidades artísticas possam criar e participar do viés artístico, mas tendo em mente que foi criado por IA, sendo uma representação de seus pensamentos. O que preocupa artistas e consumidores de arte é justamente a questão da autoria e originalidade das obras e artistas, o que se implica muito na banalização do recurso tecnológico e comodismo de certos usuários, desestabilizando artistas que já estão há anos no mercado.


A criação de uma obra através da IA pode ser a reformulação de vários conceitos já presentes no meio artístico, já que a ferramenta se baseia em obras, artistas e técnicas conhecidas. As oportunidades de mercado podem se reduzir com base no aumento de plataformas como as citadas acima, colocando artistas e criadores em uma "corda bamba", além da dependência tecnológica aumentar. Os artistas terão que se adaptar com a Inteligência Artificial? Pelos avanços do recurso tecnológico e com os recorrentes usos da ferramenta, creio que não haverá como fugir da mesma, diante do cenário atual. Se a IA for usada de modo consciente, ético e com conduta, seria considerada um auxílio, mas se usada de má fé, seria uma ameaça ao legado da arte e aos artistas.


Entrei em contato com Dalva Oliveira, artista plástica com anos de experiência e propriedade para dissertar sobre o assunto. "Acredito que o aperfeiçoamento dessa tecnologia, conduzirá a criar novos estilos e técnicas, assim como aconteceu em cada período da história da arte. Citarei um exemplo: o desenho em perspectiva no Renascimento." - disse Dalva. Com a criação de novos estilos, haverá também a criação de um novo arsenal e o implemento de novas técnicas no meio artístico. "Na minha opinião é apropriação hibrida. Pode ser oportunidade para o aprimoramento da produção artística e claro, uma ameaça quanto ao uso antiético. O uso destes mecanismos afetam a arte positivamente graças ao aprimoramento das técnicas, e negativamente quando se apropriam para fazer cópias fraudulentas. A arte é fruto do modo poético de observar o mundo. E o ser humano escolhe por afinidade ou habilidade qual linguagem das artes plásticas usar para expressar suas impressões." - concluiu a artista.



Artista Dalva Oliveira
Dalva Oliveira - Artista Plástica

Termino este artigo reforçando que deve haver conduta, honestidade e respeito ao intelecto, à criatividade e à imaginação. O uso de plataformas de Inteligência Artificial deve ser feito no intuito de complementar e não substituir uma obra ou um artista, devem ser usadas como complemento e não como material de exclusão. A arte é um espaço de integração psíquica e sensorial, deve ser respeitada e valorizada. O futuro diante do uso da IA é incerto em questão ao seu destino, mas certo quanto à sua prevalência em diversos setores como cinema e dublagem, porém isso é um debate para outra matéria. A arte é um patrimônio da humanidade e deve ser respeitada e exercitada por seus observadores, artistas e amantes do meio artístico, sendo a representação de sentimentos e do pensar humano, logo uma manifestação cultural e social.



Comentários


Não perca as novidades da Critic & Culture!
Assine nossa newsletter gratuitamente.

Obrigado!

© 2025 - Critic & Culture | Todos os direitos reservados

  • Instagram
bottom of page