Entre Sorrisos e Segredos: A Verdadeira História da Mona Lisa
- Pedro Teles Marin

- 27 de jun. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2025
Uma obra que carrega uma feição enigmática e misteriosa, Mona Lisa de Leonardo Da Vinci tem uma genialidade impecável, e claro, muita história por trás.

A Monalisa não se resume apenas a um retrato de Lisa Del Giocondo, esposa de um comerciante florentino do século XVI, é um marco na história da arte e sobre sua resistência nos tempos modernos. A obra de Leonardo Da Vinci atravessou séculos desde sua criação entre 1503 e 1506, segundo pesquisadores. O uso de técnicas para que a compusessem fez jus ao que hoje vemos como uma das obras de arte mais conhecidas, se não a mais conhecida do mundo, e até já foi roubada, sabia disso? Esta matéria revela, em camadas, por que a Mona Lisa se transformou no quadro mais famoso do mundo.
A mulher que vemos na obra é Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença, o apelido de Lisa era "La Gioconda", segundo Vasari - considerado o primeiro historiador de arte da história - já ouviu falar? Algumas teorias exprimem que a obra se trata de um autorretrato camuflado e que seria um retrato de Isabel de Aragão - Duquesa de Milão, mas nunca foi de fato comprovado.
Leonardo Da Vinci usou de uma técnica chada sfumato, que consiste em fazer uma transição entre luz e sombra sem contorno definido, como se fosse um gradiente, e isso deu à pintura uma qualidade mais etérea. Seu sorriso misterioso que parece se mover quando se olha para a pintura e seu olhar, são detalhes intrigantes e fascinantes. Hoje, Monalisa está no Museu do Louvre, em Paris, e é avaliada em US$2,5 bilhões, mais ou menos R$ 13 milhões.
Todos sabem da importância da obra e sua fama, mas o que a tornou ainda mais famosa foi seu sequestro no ano de 1911, por um funcionário do Museu do Louvre. Em 21 de agosto do mesmo ano, Vincenzo Peruggia, sem ser notado, tirou o quadro dos ganchos que o sustentam e em seu casaco embrulhou a obra. Tudo ocorreu em menos de 24 horas e passou despercebido até então, quando perceberam, foi um alarde, o museu fechado, e até Pablo Picasso e Apollinaire foram investigados - isso porque o poeta Apollinaire disse uma vez que "queimaria o Louvre" e Picasso já teria comprado estatuetas roubadas - após isso foram liberados.
Dois anos se passaram e nada de acharem "La Gioconda", foi quando em dezembro de 1913, Peruggia tentou vendê-la em Florença e foi capturado, e a obra retornou para o Louvre em janeiro do ano seguinte, em 1914. O ladrão de obras de arte, Vincenzo Peruggia, ficou preso por apenas sete meses, por ter alegado patriotismo.
A "Mona Lisa" se tornou um ícone pop, tendo sido alvo de paródias, memes e até Andy Warhol, Duchamp e até Nat King Cole incorporaram sua imagem em artes, filmes e músicas. Anualmente o Museu do Louvre recebe aproximadamente entre 7 a 8 milhões de visitantes para admirarem a obra de arte. Um plano do museu, é projetar uma sala própria para a Mona Lisa para entrar em vigor até 2031.
Mais do que um retrato renascentista, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci é um símbolo de o uso de técnicas que aprimoraram o que um dia foi um simples esboço. Cheia de mistérios e enigmas, a obra te tira da zona de conforto, te convidando a melhor enxergá-la e a vê-la com outros olhos!
_edited.png)




Adoro saber sobre essa belíssima obra de arte Monalisa. São tantos mistérios que nos deixam ainda mais curiosos ❤️❤️❤️ Parabéns pelo conteúdo dessa matéria ☺️