A democracia está em crise ou em transformação?
- Bia Utrini

- 30 de set. de 2025
- 2 min de leitura

No mês de março deste ano de 2025, a democracia brasileira completou seus 40 anos. Há o que comemorar? Vivemos momentos de crise ou transformação?
Democracia, palavra vinda do grego, que junta povo e governo. Um sistema em que o povo tem poder de decisão política. Mais de 70 países vivem nesse sistema hoje, e apesar do número, grande parte dos cidadãos em sistemas ditos democráticos não vivem plenamente os seus direitos.
No Brasil, o termo tem sido visto aos montes a cada ano que se passa. A disputa eleitoral carregada do ano de 2022 ainda existe, e está sempre a relembrar uma época sombria da política brasileira: a ditadura. Muito se fala de censura, falta de direitos individuais, liberdade de imprensa e ´ditadura atual´. Se há recordações dos anos de chumbo, isso devemos àqueles que atacam instituições, destilam ódio e negam a liberdade de imprensa, que só existe quando se espalha desinformação. A banalização do autoritarismo se torna preocupante diante de tamanha idolatria, disfarçada de representatividade.
De fato, a democracia que foi reconquistada em 1985 não é totalmente consolidada. Em agosto de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, junto de outros 7 réus. O julgamento nos chama a atenção para a importância da continuidade de um sistema democrático, mas explicita a vulnerabilidade do mesmo.
Apesar da vitória da soberania popular, há mais o que refletir do que comemorar – por mais que tenhamos razões para comemorações. A democracia precisa ser protegida com forte defesa, ela não deve estar em jogo. É imprescindível que haja liberdade, que vejamos a verdadeira representação do povo brasileiro nas Instituições, e que o retorno ao passado jamais seja uma possibilidade, para que por fim: “xeque-mate” na partida decisiva para o futuro do país.
_edited.png)


Parabéns, Bia! Excelente artigo!👏🏽👏🏽👏🏽
Bia, a reflexão nos leva ao óbvio! Parabéns pelo artigo.
Parabéns minha filha! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns, Bia Utrini!
Excelente!
👏👏👏👏👏👏
Excelente artigo!