top of page

Only Murders In The Building: A série que transformou True Crime em comédia

  • Foto do escritor: Pedro Teles Marin
    Pedro Teles Marin
  • 9 de jun. de 2025
  • 4 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2025

A série de comédia que acompanha três vizinhos unidos de forma quase improvável, conquistou a crítica e milhares de fãs ao redor do mundo.


Only Urders In The building - gerada dor IA
FOTO: gerada por inteligência artificial | Chat GPT

"Only Murders In The Building" é uma série de comédia, crime e mistério produzida pelo streaming Hulu e distribuída internacionalmente pelo Disney+, como é o caso do Brasil. A atração estreou em agosto de 2021 na plataforma Hulu. Com sua elegância e talento, a série agradou bem a crítica e aos fãs, rendendo, até o momento, quatro temporadas de sucesso, e para a alegria dos mesmos, uma quinta está sendo gravada e com previsão de estreia para o segundo semestre de 2025. A nova temporada foi confirmada e a série renovada antes mesmo do fim da quarta temporada.


Criada por Steve Martin e John Hoffman e dirigida por Chieren Dabis, Don Scarnido, Gillian Roberpierre e Jamie Babbit, a ideia surgiu da cabeça de Steve Martin - que também dirige, produz, escreve e atua - há mais de 10 anos, quando nem havia a febre atual dos podcasts, mas com algumas diferenças. Na ideia original, três idosos investigam assassinatos ocorridos apenas no edifício, e o trio seria exclusivamente masculino. Com a entrada de Martin Short no projeto, uma figura feminina foi cogitada para complementar e equilibrar o grupo, e Selena Gomez foi a escolhida. Além de atuar, a atriz é uma das produtoras da série.


Tina Fey, atriz aclamada pela crítica, participou de três temporadas do show, interpretando Cinda Canning, uma podcaster e "rival" do trio, onde entregou um show de atuação.


Com o roteiro de Ben Smith, John Hoffman, Kierker Butler e Steve Martin, a história se passa no edifício Arconia localizado em Manhattan, onde três vizinhos, até então desconhecidos se unem por um interesse em comum: o True Crime. Após um assassinato, os três vizinhos Oliver Putnam (Martin Short - Conhecido por "O Pai da Noiva 2" e "Meu Papai é Noel 3), Charles‑Haden Savage (Steve Martin - Conhecido por "Doze é Demais" e "O Pai da Noiva") e Mabel Mora (Selena Gomez - Conhecida por "Os Feitiçeiros de Waverly Place) decidem investigar quem é o culpado. Após se inspirarem no podcast de True Crime que acompanham, o trio cria o seu próprio podcast e seguem investigando os últimos passos da vítima e analisam os anteriores e os futuros do assassino.


Charles, Mabel e Oliver investiganto crimes
FOTO: gerada por inteligência artificial | Chat GPT

Cada temporada termina deixando um gancho para a próxima, o que deixa o telespectador ansioso para o desfecho. A trama é cercada por participações especiais de artistas interpretando a si mesmos ou personagens fictícios. Nomes como Sting, Amy Ryan, Amy Schumer, Meryl Streep e Eva Longoria são exemplos de personalidades que participaram da trama.


O edifício Arconia, lar do trio e de outros personagens está localizado no Upper West Side de Manhattan. Sua fachada chama a atenção e contribui para o clima elegante e misterioso da série. Na vida real, o prédio chama-se The Belnord e existe há mais de cem anos.


Aclamada pela crítica, "Only Murders In The Building" despertou o interesse popular em podcasts de True Crime, além de influenciar tendências de moda e estilo dos fãs. Foi vencedora de 8 Primetime Creative Arts Emmy Awards e teve 15 indicações ao Primetime Emmy Awards. Teve 12 indicações ao Globo de Ouro, 7 indicações ao Screen Actors Guild Awards, 10 indicações ao Critics' Choice Television Awards vencendo em uma categoria. e teve 5 indicações no Writers Guild of America Awards. As premiações reconheceram a atuação de Selena Gomez, Martin Short e Steve Martin, além do roteiro, direção e produção.


No Brasil, a série está disponível no Disney+, com excelente dublagem e legendas bem sincronizadas e fiéis ao roteiro original. Ao final de cada temporada é revelada uma nova morte, o que confirma uma nova temporada, mas até onde isso vai? Eis a questão! A série, felizmente, mantém sua essência e parece ficar ainda melhor a cada ano.


Opinião


Eu conheci "Only Murders In The Building" em 2022, após ver um comercial no YouTube e pensar, que os três (Charles, Oliver e Mabel) eram os assassinos. Na época, o Star+ não era integrado ao Disney+, dei sorte de assistir no momento em que a segunda temporada acabara de estrear. Me encantei com o enredo, com os personagens, com a fotografia, arquitetura, sonoplastia e claro, com as reviravoltas e o suspense. Há uma técnica espetacular em misturar o suspense com a comédia, de modo que um completa o outro. Digo que esta série me fez começar a produzir podcasts e ser um podcaster, o que se juntou ao meu desejo de ser jornalista.


A trama é muito envolvente, é emocionante, não é enjoativa e nem um pouco cansativa. Não há uma outra série que tenha uma temática como esta, o que a torna única e premiada. Pelas minhas contas, já assisti umas quatro vezes, e vou assistir mais uma vez para me preparar para a quinta temporada, que estou deveras animado. O elenco, a produção e direção estão de parabéns pela construção deste show! O legal desta série é que o telespectador tenta adivinhar junto com o elenco, quem está por trás dos assassinatos já desvendei um assassinato, será que descubro o da próxima temporada? Vale muito a pena assistir!

1 comentário


beatrizmonteiroborba
09 de jun. de 2025

Uma das minhas séries preferidas!

Curtir

Não perca as novidades da Critic & Culture!
Assine nossa newsletter gratuitamente.

Obrigado!

© 2025 - Critic & Culture | Todos os direitos reservados

  • Instagram
bottom of page