Do Papel para a Tela: Quando os Livros Viram Séries
- Isabela Salomão

- 5 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Relembre as principais adaptações e os novos sucessos

Muitas das mais famosas séries de TV foram baseadas em livros, e nem sabemos. Algumas clássicas como Game of Thrones são mais conhecidas por terem sido adaptadas, e mesmo assim, muitas pessoas não sabem disso. Nos dias mais recentes, plataformas de streaming como HBO e Amazon Prime são reconhecidas por criarem diversas adaptações de livros, que ficaram famosos principalmente em redes sociais como o TikTok.
Livros como “O Verão que Mudou Minha Vida”, “Manual de Assassinato para Boas Garotas”, “Um de Nós Está Mentindo” e “Mentirosos” que viralizaram na internet foram muito pedidos como séries e, então, adaptados para sucessos ainda maiores nas plataformas de streaming. A mais recente delas, “O Verão que Mudou Minha Vida", se tornou uma febre na mídia, virando um dos principais tópicos em diversas redes, com o público debatendo fortemente se seriam “Team Jeremiah” ou “Team Conrad”.
Existe um grande grupo de leitores que sentem que essas adaptações não são necessárias, e que elas podem acabar estragando uma história que já era boa. Entretanto, há vários motivos para que as empresas sigam investindo nelas. O principal motivo, pensando numa visão de mercado, é o marketing garantido, considerando que o livro já tem um público garantido, que tem grandes chances de seguir consumindo conteúdos relacionados.
Além disso, o conteúdo pronto já ter sido um sucesso facilita a noção de aprovação da crítica. Já existe um esqueleto de história que, mesmo que relativamente alterado, funciona para ser expandido no audiovisual. O mercado, hoje, possui uma constante sede de novidades, e a adaptação de livros populares é uma das maneiras de manter a mídia atualizada.

Ainda pensando nas vendas, é fato que o consumo das séries impulsiona a venda de livros e vice-versa, fazendo com que tanto os livros, quanto as séries, se mantenham no topo por um tempo maior. As adaptações também proporcionam a criação de um universo expandido baseado nos livros originais, como foi o caso de “Sex and the City”, livro de Candace Bushnell, baseado em sua coluna no jornal The New York Observer, que levou, posteriormente, a criação de séries como “And Just Like That…” e “The Carrie Diaries” (também vinda de um livro), que contam sobre o futuro e passado da personagem principal, Carrie Bradshaw, e ainda Lipstick Jungle, que inicialmente era apenas um livro da mesma série, assim como “The Carrie Diaries”, mas também se tornou série.
Para muitos, pode parecer que as adaptações desses livros foram feitas como agrados para o público leitor, mas na maior parte das vezes, os não-leitores que assistem às séries de TV têm grandes chances de serem influenciados pela produção audiovisual e se tornarem leitores também e, considerando que grande parte das pessoas que consomem tais séries são adolescentes e jovens adultos, é extremamente importante gerar, para eles, interesse pela leitura.
As adaptações são importantes de diversas maneiras, por variados motivos, mas é necessário lembrar que elas não são motivo para o abandono da prática da leitura.
_edited.png)




Comentários