top of page

Da Broadway a São Paulo: Wicked "desafia a gravidade" no Teatro Renault

  • Foto do escritor: Pedro Teles Marin
    Pedro Teles Marin
  • 29 de mai. de 2025
  • 3 min de leitura

Um dos musicais mais aclamados da Broadway e preferidos do público está em cartaz pela terceira vez em São Paulo, para a felicidade dos fanáticos pelo "Ozverso".



Com o sucesso do musical Wicked nas telonas, o aclamado musical retornou ao Brasil para mais uma montagem. Esta é a terceira vez que a super produção está em solo brasileiro. O espetáculo que carrega 22 anos de história e uma legião de fãs, foi composto musicalmente por  Stephen Schwartz e conta com as letras de Winnie Holzman. A atração foi baseada no livro "Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West" de Gregory Maguire, que reconta a história das bruxas de Oz, antes, durante e depois dos acontecimentos da famosa e clássica história "O Mágico de Oz" (1939). O espetáculo tem uma grande aclamação por seu enredo focado na inclusão, aceitação, conduta e amor próprio.


Com sua estreia na Broadway no Gershwin Theatre, em 2003, contou com as atrizes Indina Menzel como Elphaba e Kristin Chenoweth como Glinda. No Brasil, as atrizes Myra Ruiz e Fabi Bang dão vida às personagens sendo parte do elenco principal, respectivamente. Com o lema "A história não contada das bruxas de Oz", a peça conta a história de Elphaba e Glinda e sua amizade antes de Dorothy se quer pisar em Oz e cruzar a estrada de tijolos amarelos em busca do famigerado Mágico. Focando nessas personagens, a trama segue a amizade inesperada delas, acerca de suas diferenças. Cenários como a Cidade Das Esmeraldas, Universidade Shiz, Vila dos Munchkins, constroem a atmosfera de Wicked, que gira entorno de empoderamento, busca de identidade e enfrentamento de preconceitos e estigmas.


Como dito acima e no subtítulo desta matéria, é a terceira vez que o musical "pisa" em solo nacional. isso é um grande feito para a cultura e para o legado do musical. A primeira vez que Wicked recebeu uma montagem brasileira foi em 2016 no Teatro Renault, sendo uma réplica exata do espetáculo da Broadway. Isto é, os cenários, figurinos, marcações e coreografias eram advindas da "Avenida dos Musicais". A segunda vez foi em 2023 no Teatro Santander, já não mais uma cópia do da Broadway, então intitulado como uma "não réplica". E agora em 2025 novamente no Teatro Renault, sua primeira casa no Brasil, uma nova montagem também "não réplica", mas com a graça, empoderamento e a mesma mensagem da versão original. Em todas as versões brasileiras, Fabi Bang e Myra Ruiz protagonizaram os papéis de Glinda e Elphaba, respectivamente.


Além dos grandiosos figurinos, a atração conta com grandes efeitos especiais e uma produção audiovisual de primeira, sem contar com a trilha sonora marcante, com sucessos como "Popular" e "Defying Gravity". Em 2024, Wicked recebeu uma adaptação cinematográfica do primeiro ato da peça, sendo protagonizada por Ariana Grande (Glinda) e por Cynthia Erivo (Elphaba). O longa recebeu dez indicações ao Oscar, dentre elas a de Melhor Filme, mas levou apenas duas estatuetas a de Melhor Figurino e a de Melhor Design de Produção. Fabi Bang e Myra Ruiz, são atrizes formidáveis do tetaro musical brasileiro. Com um grande arsenal de conteúdo, Fabi foi estrela de outros musicais como A Pequena Sereia, Cabaret, Cinderela, entre outros. Myra também carrega uma bagagem artística de muito prestígio, tendo sido protagonista em musicais como Legamente Loira, Evita, Rent, entre outros sucessos.


As atrizes protagonistas são feras no que fazem e dão a vida pelas personagens, são um belo exemplo de atuação, carisma e dedicação. O musical está em cartaz no Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 - São Paulo - SP) até o dia 06 de julho de quarta a domingo, os ingressos podem ser adquiridos online ou diretamente na bilheteria do teatro. Caro leitor, vale muito a pena conferir!



Comentários


Não perca as novidades da Critic & Culture!
Assine nossa newsletter gratuitamente.

Obrigado!

© 2025 - Critic & Culture | Todos os direitos reservados

  • Instagram
bottom of page