top of page

Habemus Papam: Conclave elege cardeal norte-americano como Sumo Pontífice

  • Foto do escritor: Pedro Teles Marin
    Pedro Teles Marin
  • 8 de mai. de 2025
  • 3 min de leitura

Cardeal Robert Francis Prevost é eleito Papa pelo colegiado no segundo dia de Conclave, se tornando o primeiro Pontífice estadunidense da Santa Sé.


Imagem do Papa Leão XIV
Foto: Vatican Media

Desde o início do Conclave, nesta quarta-feira (07), milhões de fiéis do mundo todo estiveram ansiosos para conhecer o novo líder da Igreja Católica. Milhões destes fiéis estiveram na Praça de São Pedro, esperando ver uma fumaça branca sair pela chaminé instalada na Capela Sistina. A primeira votação ocorreu ontem (07) na parte da tarde, nenhum escolhido. A segunda, foi realizada hoje (08) pela manhã e nenhum foi eleito, logo, fumaça preta, assim como a terceira, também realizada pela manhã. Na quarta votação, realizada na parte da tarde, uma fumaça branca saiu pela chaminé às 13h07 (horário de brasília), anunciando que haviam escolhido um novo bispo de Roma.


Seguindo a tradição, após eleito Papa, o cardeal escolhido é cumprimentado pelos colegas cardeais, um por um, e se desloca para uma sala - onde os trajes papais estão à sua espera. Assim que termina de se trocar, o mesmo vai para o meio da capela sistina, esperando assim o momento de aparecer na sacada principal da Basílica de São Pedro. Todo este processo leva em torno de uma hora, para que todos os cardeais o cumprimentem e o novo Pontífice se arrume. Aproximadamente às 14h20, o Cardeal Protodiácono Dominique Mamberti tomou a frente da sacada principal e proferiu as seguintes palavras em latim: Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam! Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIV, que significa: Anuncio-lhes uma grande alegria: Temos um Papa! O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, Dom Robert Francis Prevost, que escolheu para si o nome Leão XIV.


Alguns minutos após a fala do Cardeal Protodiácono, o novo Papa aparece na sacada principal da Basílica de São Pedro. É ovacionado pelos fiéis que ali estavam, e eram muitos fiéis, a Praça de São Pedro estava lotada, além de ruas lá perto também estarem. Assim, o novo Pontífice toma lugar de fala, saudando a todos com: A paz esteja com todos vocês! Irmãos e irmãs caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, um bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas, onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a Terra. Que a paz esteja com vocês. Em seguida fez algumas orações, dentre elas a Urbi et Orbi, que significa 'Da cidade para o mundo'.


Leão XIV, de 69 anos, tendo nascido em 1955, é natural de Chicago - EUA, é franciscano e pertence à ordem de Santo Agostinho, se tonando então o primeiro Sumo Pontífice desta ordem, logo Agostiniano. Esta ordem foi fundada pelo Papa Inocêncio IV, no ano de 1244, e tem como principal tese a vida comunitária, o serviço social e solidário. Esta ordem está ao lado dos franciscanos e carmelitas, por exemplo. Teve uma missão no Peru, durando um ano, além de ter sido nomeado, pelo falecido Papa Francisco (1936 - 2025), administrador apostólico da Diocese de Chiclayo - Peru, já tendo trabalhado em uma diocese lá por trinta anos. É fluente em língua espanhola, tendo agradecido ao papado de Francisco e suas ações justas e humanitárias, no idioma. Foi nomeado Cardeal em setembro de 2023, além de prefeito do Dicastério para bispos, sendo responsável selecioná-los ao redor do mundo.


Prevost, em seu discurso enfatiza a importância da comunicação para "construir pontes" - como o próprio menciona - dando a entender que não se opõe aos ideais e reformas impostas pelo falecido pontífice. Mas se irá prolongá-las, eis a questão! Leão XIV tem uma visão progressista, tendo duplo patriotismo, já que passou parte da vida Peru, se tornando cidadão peruano no ano de 2015. Agora, as questões políticas, sociais, nacionais (Vaticano) e internacionais, poderão ser afetadas nos dois sentidos, devido à sua nacionalidade principal, a norte-americana. Seu papado pode ter a possibilidade de focar mais na américa latina, por causa de sua missão no Peru, neste momento há uma grande incerteza sobre o futuro.


Termino este artigo dizendo que é mais do que necessário que o espaço oferecido pela Igreja Católica seja aberto a todos, logo demonstrando acolhimento, inclusão, solidariedade, olhar social e ajuda aos necessitados e excluídos socialmente. Que este novo Papa faça com que haja mais justiça, compreensão, diálogo e acolhimento na Igreja e por parte dos fiéis. Tudo isso em busca da paz mundial, da justiça e do amor ao próximo.

Comentários


Não perca as novidades da Critic & Culture!
Assine nossa newsletter gratuitamente.

Obrigado!

© 2025 - Critic & Culture | Todos os direitos reservados

  • Instagram
bottom of page