Descubra Aracaju: Praias, Sabores e Tradições
- Pedro Teles Marin

- 25 de jun. de 2025
- 3 min de leitura
Conheça Aracaju a capital do menor estado do Brasil, Sergipe, conhecida por suas tradições, histórias e cultura.
Se você busca um novo destino para estas férias, escolha Aracaju como tal! Aracaju é a capital do estado de Sergipe, o menor estado do Brasil, mas com uma das maiores e mais ricas culturas do país. Nesta postagem, você caro leitor, irá descobrir um pouco sobre a cultura, gastronomia, tradições e história de Aracaju, que chamo carinhosamente de A Copacabana Nordestina. Por estar ao lado da Bahia, muita coisa se reflete na capital sergipana, e isso influenciou na cultura, gastronomia e tradição. Confira mais abaixo!
O estado do Sergipe, que era povoado por povos indígenas como os Tupinambás e Kariris, foi criado no final do século XVI quando se separou da capitania da Bahia, em 1590, e sua economia era focada na cana-de-açúcar e na pecuária. Inicialmente a capital do Sergipe era São Cristóvão (que possuía muitos casarões coloniais e a arquitetura barroca nas igrejas) que atualmente é a quarta cidade mais antiga do Brasil e patrimônio da humanidade. Quase trezentos anos depois, Aracaju, a atual capital, foi planejada e intitulada como capital, se tornando a nova sede administrativa e se tornou uma das primeiras cidades planejadas do país. Um fato muito interessante é que este nome vem do Tupi, onde "ará" significa papagaio e "acayú", caju, ou seja, "cajueiro dos papagaios".
Estamos no mês das festas juninas e o "Forró Caju" é uma das maiores do Brasil, se localizando na Praça dos Mercados. Nesta festa, há shows, comidas típicas, quadrilha e reúne milhares de pessoas. O "Forró Caju" é a junção de tradição e modernidade, dando lugar aos artistas contemporâneos também. O Artesanato é bem diverso, desde os tradicionais bordados, até a arte em barro e palha, que facilmente são encontrados no mercado Mercado Antônio Franco, localizado no centro de Aracaju, onde se encontra desde de especiarias, castanhas, doces típicos, frutas secas, artesanato e cachaças regionais artesanais.
Não posso falar da cultura e não falar da gastronomia, que é bem rica! Os pratos típicos de Aracaju são a famosa Moqueca Sergipana (peixes, camarão, leite de coco e azeite de dendê), o tradicional Caranguejo, Feijoada Sergipana, Caldo de Aratu e Sururu, Bolo de Leite, além dos tradicionais doces como a Cocada e o Bolo de Rolo. Para se apreciar uma boa gastronomia, indico os quiosques da Orla de Atalaia, que já já irei falar sobre e também um restaurante, em especial, que gosto muito, chamado República dos Camarões. Este restaurante, além de servir frutos do mar, como o camarão que também é um prato típico, serve carnes bovina e de frango. Toda vez que vou a Aracaju faço questão de comer na chegada e na partida da Copacabana Nordestina.
Chegamos agora na seção de onde visitar, comece sua hospedagem na Orla de Atalaia, onde se concentra a maior rede de Hotelaria da cidade, com mais de sessenta hotéis para você se hospedar. Eu recomendo que você, querido leitor, se hospede no DelMar Hotel, onde me hospedei nas duas vezes que visitei a cidade, a primeira vez em 2019 e a segunda vez em 2023. Este hotel é completo, que dependendo de seu pacote, lhe oferece café da manhã, almoço e jantar. Com duas piscinas, uma bem ampla adulta e uma infantil, sauna, quadras esportivas, bar na piscina - acompanhado de uma cascata - é um ótimo hotel. Ah! O quarto! O quarto é ótimo, com camas bem confortáveis, serviço de quarto sempre à disposição, o banheiro da suíte é impecável. Tudo neste hotel é bom, assim como na cidade. A única coisa ruim é ir embora.
Os passeios são muitos, e recomendo alguns que são o City Tour + Mercados + Centro Histórico, Lagoa dos Tambaquis, Crôa do Goré, Ilha dos Namorados, Passeio de Catamarã e Lancha. Além destes passeios, vá conhecer as praias! Algumas opções são Praia do Sul/ Mosqueiro, Praia de Atalaia, Praia de Aruana e Praia do Refúgio. Vale muito a pena conhecer Aracaju e estes pontos turísticos junto com as praias! Nas praias citadas têm os beach clubs e os quiosques, para a alimentação e suporte.
Termino esta postagem com saudades de Aracaju e seu clima, equilíbrio, belas paisagens e seu mar perolado e sua areia bronzeadora. Aracaju, ou melhor dizendo, a Copacabana Nordestina, como gosto de chamar é um paraíso na terra e carrega consigo muita cultura e tradição da gente nordestina.
_edited.png)





Comentários